Dengue e meningite já mataram 82 pessoas este ano na Bahia

Da Agência Brasil

A dengue e a meningite já mataram 82 pessoas este ano na Bahia. De acordo com os dados da Secretaria de Saúde do Estado, até abril foram registrados 50 mil casos de dengue com 41 mortes e 309 de meningite também com 41 mortes.

Os casos confirmados de dengue, na Bahia, correspondem a um aumento de 266% em relação ao mesmo período do ano passado. Os municípios de Jequié e Porto Seguro são os mais atingidos, apesar de já apresentar uma tendência de diminuição, segundo a secretaria.

Já entre os casos de meningite, 119 foram classificados como meningite bacteriana, 156 viral e 34 provocados por outros agentes. Segundo a coordenadora estadual do Programa de Imunização da Secretaria da Saúde da Bahia, Fátima Guirra, o que mais chama atenção é a meningite meningocócica, bacteriana, o tipo mais grave da doença, que deixa sequelas e pode levar à morte.

"A meningite é uma doença que tem facilidade de se tornar um surto ou epidemia pois ela é transmitida de pessoa para pessoa. As sequelas são neurológicas, que podem comprometer desde a audição até o retardamento no crescimento e mental, causando uma série de sequelas irreversíveis", disse.

A coordenadora explicou que a meningite é uma doença infecciosa, aguda, transmitida por meio da secreção do nariz e da boca. "O período de fecundação é muito curto. A partir do momento que o indivíduo é infectado, uma série de sintomas, como o surgimento de febre alta, vômito, dor de cabeça e rigidez da nuca, não demoram muitos dias para aparecer. Quanto antes a doença for diagnosticada, mais rápido será o tratamento", disse.

Fátima Guirra explica que os tipos de tratamento adequado são a ingestão de antibióticos receitados pelo médico, alimentação baseada em frutas e verduras, e recuperação em ambientes arejados.

A meningite, segundo a Secretaria de Saúde, é uma inflamação da membrana que reveste o cérebro e a medula, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e agentes não infecciosos como substâncias químicas. A doença ocorre durante o ano, mas com predominância nos períodos frios.

De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas da meningite são febre alta, dor de cabeça intensa e contínua, vômitos, rigidez da nuca e manchas vermelhas na pele. Em crianças menores de um ano de idade, os sintomas podem não ser tão evidentes, devendo-se atentar para a presença da moleira tensa ou elevado, choro agudo e persistente e rigidez corporal com ou sem convulsões.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos