Exames descartam todos os casos supeitos de gripe suína no Paraná

Lúcia Norcio Da Agência Brasil Em Curitiba

A secretaria estadual de Saúde informou que o Paraná não tem mais nenhum caso suspeito de gripe suína. Desde o alerta sobre a doença, 20 casos foram descartados no Estado. Segundo a assessoria do órgão, quatro pacientes das regiões de Curitiba e Ponta Grossa estão sendo monitorados, por apresentarem alguns sintomas da doença. Mas eles não preenchem todos os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS) que indicam possível infecção pelo vírus causador da gripe.

Dos quatro casos monitorados, três são de Curitiba: um homem que retornou recentemente de viagem aos Estados Unidos e está internado em um dos hospitais de Referência da capital; um que voltou de viagem ao Chile e ao Peru e aguarda o resultado dos exames laboratoriais em casa; e uma criança que teve contato com um amigo cujos pais estiveram no exterior.

Em Ponta Grossa, uma mulher que teve contato com parentes vindos dos Estados Unidos está hospitalizada e espera o resultado dos exames enviados à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

De acordo com a secretaria, as regionais de Saúde estão em contato com os 399 municípios do Paraná para reforçar a necessidade de manter todas as estruturas em estado de alerta máximo.

A secretaria insiste que não há motivos para pânico, e que o Paraná está preparado para enfrentar qualquer situação de emergência.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos