Ministério da Agricultura apreende 100 mil litros de leite por irregularidades em PR, SP e MS

Do UOL Notícias
Em São Paulo

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento apreendeu mais de 100 mil litros de leite da empresa Líder Alimentos do Brasil por indício de fraude na produção em três Estados.

Grupo de discussão

Após a apreensão feita pelo Ministério da Agricultura, você
tem medo de tomar leite?

As operações foram realizadas em Lobato (PR), Presidente Prudente (SP) e São Gabriel do Oeste (MS). Nesta última localidade é produzido o leite São Gabriel, da empresa Saga Agroindustrial, que foi comprada pela Líder no início do ano passado. A comercialização do produto está suspensa desde segunda-feira (11). Em Lobato e Presidente Prudente, a marca do leite produzido é Líder.

A fiscalização do ministério identificou que 14 mil litros do produto cru apresentaram substâncias não permitidas e 36.659 litros estavam fora do parâmetro estabelecido na legislação. Além disso, 60 mil litro de leite UHT pronto para distribuição foram apreendidos por suspeita de adição de água.

O destino do leite apreendido será determinado após análise das amostras recolhidas pelo ministério.

A Líder afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que aguarda o resultado da análise das amostras para se pronunciar sobre o ocorrido.

De acordo com o ministério, as empresas foram autuadas e só poderão comercializar seus produtos após comprovar a adoção de medidas para corrigir as irregularidades encontradas. Além disso, deverão apresentar novo plano de controle de qualidade e submeter amostras das novas produções à análise em laboratório oficial.

A Líder Alimentos fundiu-se com a Laticínios Bom Gosto no final do ano passado. Elas respondem pelas marcas Bom Gosto, Líder, São Gabriel, DaMatta, Sarita, Corlac e Boa Nata.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos