Defesa Civil alerta para chuvas em 18 Estados no fim de semana

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Em boletim divulgado nesta tarde, a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, alertou que devem ocorrer, entre hoje e amanhã, fortes pancadas de chuva nos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso e Goiás.

Chuvas ainda afetam 1,3 milhão

  • Alberto César Araújo/AE

    Além das chuvas, a população do Amazonas sofre com o lixo; garis da Prefeitura de Manaus recolhem toneladas no igarapé do Quarenta, no bairro da Raiz, zona sul da capital



A presença de áreas de instabilidade volta a se intensificar sobre a região Norte e forma nuvens carregadas e profundas, que provocam pancadas de chuva no Acre, Rondônia, Pará (leste, nordeste e centro-sul) e Tocantins. Nesses Estados, segundo a Defesa Civil Nacional, podem ocorrer chuvas de forte intensidade, acompanhadas de descargas elétricas, especialmente nas regiões leste e centro-sul do Amazonas e do Pará.

Nessa sexta, nuvens carregadas se formam no centro-oeste da Bahia. Amanhã e no domingo, o alerta é válido para o centro-oeste, sudoeste, sul e norte do Estado. Entre hoje e domingo, chove, possivelmente com força, em Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

Hoje, o deslocamento de uma nova frente fria pelo litoral do Sudeste cria áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva no centro-sul do Espírito Santo. A Defesa Civil alerta que, em alguns momentos, a chuva pode ser de forte intensidade, acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento entre 40 e 60 km/h. Amanhã, o alerta é válido para o centro-norte do Estado.

No fim de semana, deve chover forte também no centro-norte de Goiás e do Mato Grosso. Também deve chover em Minas Gerais no sábado. Os alertas emitidos pela Sedec para os Estados foram baseados em informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos