Governador do Rio diz que vai expulsar policiais com participação comprovada em lista de milícia

Vladimir Platonow
Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

Os policiais com envolvimento comprovado, que aparecem na lista da propina encontrada na casa do líder miliciano Ricardo da Cruz Teixeira, o Batman, preso na noite da última quarta-feira (13), serão expulsos da corporação, disse hoje (15) o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

O governador fluminense afirmou que a lista, com cerca de 60 nomes de policiais que supostamente receberiam propinas da milícia para garantir proteção é motivo de tristeza e os policiais vão ter que responder criminalmente.

"É evidente que, mais do que surpreso, sempre [fico] triste, quando você vê o envolvimento de algum servidor público, seja militar ou civil, com corrupção e com facínoras. Estamos investigando e certamente vamos identificar, comprovar e, aqueles que tiverem envolvimento com esquema de corrupção da milícia e de assassinatos em série, vão responder criminalmente e serão expulsos do serviço público", disse.

Cabral falou que as investigações que estão sendo realizadas pela Secretaria de Segurança Pública vão determinar quem está realmente envolvido com os milicianos, não importando o cargo que ocupe na polícia.

"Do coronel ao soldado, do delegado de polícia ao agente. Não tem diferenciação hierárquica. Quem estiver na lista, comprovadamente envolvido com isso, paga o pato, paga o preço, responderá criminalmente e responderá sendo expulso da sua corporação", afirmou.

O governador considerou a transferência de Batman, hoje, para a Penitenciária Federal de Campo Grande (MS) importante no tratamento dado a esse tipo de criminoso. "A transferência foi uma determinação para demonstrar como esse tipo de marginal deve ser tratado", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos