Ministério da Saúde diz acompanhar 25 casos suspeitos no Brasil e afirma que país não está entre as "áreas afetadas"

Do UOL Notícias
Em São Paulo

O Ministério da Saúde informou, no início da tarde de hoje, que o país acompanha, no momento, 25 casos suspeitos de gripe suína, a influenza A (H1N1). Amostras de secreções respiratórias dos pacientes estão sendo submetidas a análise laboratorial, de acordo com o ministério

Também neste sábado, a OMS (Organização Mundial de Saúde) anunciou novo balanço da gripe suína no mundo, com 8.451 casos da doença, denominada oficialmente gripe A (H1N1), em 36 países. O balanço aponta ainda 72 mortes pelo vírus.

Os casos suspeitos no Brasil estão em Minas Gerais (7), São Paulo (6), Rio de Janeiro (3), Distrito Federal (2), Alagoas (1), Amapá (1), Bahia (1), Paraná (1), Pernambuco (1), Piauí (1) e Rondônia (1). Os testes foram realizados nos laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, do Instituto Adolf Lutz, em São Paulo, e do Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA).

Os números foram atualizados, com informações das secretarias estaduais de saúde até 9h30 desta manhã. O número de casos confirmados permanece em 8. Na sexta-feira, 48 casos que vinham sendo monitorados ou eram considerados suspeitos foram descartados.

O ministério também afirmou, na nota de hoje, que não considera "sustentável" a transmissão de pessoa para pessoa da gripe suína, "tendo em vista ter sido detectado somente dois casos de transmissão autóctone (dentro do território nacional), ambos com vínculo epidemiológico com o caso índice procedente do México".

Assim, nenhum Estado brasileiro deve ser considerado como "área afetada". "Atualmente, dez países apresentam transmissão autóctone, mas apenas três de forma sustentada: Estados Unidos (4.714 casos), México (2.895) e Canadá (496)", avalia o ministério.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos