Amazonas registra primeiro caso suspeito de gripe suína

Amanda Mota Da Agência Brasil Em Manaus

A Secretaria de Saúde do Amazonas confirmou o primeiro caso suspeito de influenza A (H1N1) no Estado. Trata-se de uma criança - cuja idade e sexo são mantidos em sigilo pelos médicos - que chegou da Flórida, nos Estados Unidos, no último domingo (17). Até então, o estado tinha registrado apenas casos em monitoramento, de acordo com as categorias da Organização Mundial da Saúde (OMS) para definição de casos da doença.

Segundo informações da secretaria, a criança está internada na Fundação de Medicina Tropical (FMT), em Manaus. Ela permanecerá em isolamento, de acordo com as normas preconizadas pela OMS, pelo tempo que for necessário. O paciente apresentou febre e tosse logo após o desembarque.

A avaliação clínica indica que ele está bem. As amostras de secreções coletadas da criança foram enviadas para análise laboratorial no Instituto Evandro Chagas, no Pará, laboratório considerado como referência na região Norte. As pessoas que tiveram contato próximo com o paciente serão monitoradas.

Até o momento, o Amazonas não registra nenhum caso confirmado de influenza A (H1N1). Nas últimas semanas, cinco pacientes foram monitorados, por apresentaram febre após desembarcaram em Manaus, proveniente de outros países. Depois de avaliação clínica e coleta de material biológico, os casos foram descartados por exames de laboratório.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos