Anac cria ranking popular com notas dos passageiros para as empresas aéreas

Do UOL Notícias
Em Brasília

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) quer criar um ranking popular das empresas aéreas nacionais e estrangeiras. Para isso, lançou nesta terça-feira (19) uma página na internet onde o passageiro pode dar notas às companhias em quesitos como atendimento de reclamações, atendimento no check-in, pontualidade, cuidados com a bagagem, serviço de bordo, conforto da aeronave e relação custo-benefício, entre outros.

As notas variam de 1 a 10, em escala crescente de aprovação, e o usuário poderá rever sua avaliação, para melhor ou pior, sempre que achar necessário. As companhias brasileiras que também operam voos para o exterior poderão ser avaliadas de forma separada nos voos domésticos e nos internacionais.

As companhias aéreas só começarão a figurar no ranking popular quando alcançarem um mínimo de cem avaliações em pelo menos quatro quesitos. A Anac promete disponibilizar aos usuários não apenas a nota média alcançada por cada empresa, como também o total de passageiros que fizeram sua avaliação.

Para poder votar, o passageiro deverá fazer um cadastro com seus dados pessoais e senha de acesso. A visualização do ranking, contudo, poderá ser feita sem a necessidade de cadastro.

A página tem links para a ouvidoria da Anac e para a área de relacionamento com usuários, que recebe opiniões, dúvidas e reclamações sobre os serviços prestados pelas companhias aéreas. O endereço do Espaço do Passageiro é www.anac.gov.br/passageiro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos