Casos suspeitos de gripe suína caem para 18 no Brasil

Do UOL Notícias Em São Paulo

O Ministério da Saúde divulgou que acompanha 18 pacientes com suspeita de gripe suína. O número vem caindo desde quinta-feira da semana passada, quando o número havia chegado a 38. Ontem, o ministério acompanhava 20 pacientes que apresentaram sintomas da influenza A (H1N1).

Os casos suspeitos estão nos Estados de São Paulo (5), Distrito Federal (3), Minas Gerais (2), Amapá (1), Amazonas (1), Pernambuco (1), Piauí (1), Rio de Janeiro (1), Rio Grande do Sul (1), Rondônia (1) e Sergipe (1).

O ministério informou ainda que monitora outros 15 casos em sete Estados, além dos 18 suspeitos, e que descartou 280 pacientes (veja tabela abaixo).

Até as 9h30 desta terça-feira, o ministério contabilizava oito casos confirmados da doença, nos Estados do Rio (3), São Paulo (2), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Santa Catarina (1). Todos já receberam alta hospitalar.

A última paciente com a gripe a receber alta foi uma mulher de 52 anos, que deixou o hospital nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro. Ela pegou a doença de seu filho, de 29 anos, que, por sua vez, foi contaminado por um amigo, de 21, que esteve em Cancún, no México.

De acordo com o ministério, nenhum Estado brasileiro deve ser considerado como "área afetada", ou seja, com o vírus circulando entre a população. Isso porque os dois casos de transmissão autóctone (dentro do território brasileiro), que ocorreram no Rio de Janeiro, foram com pessoas que tiveram vínculo com um caso específico vindo do México.

  • 1. As definições de caso em monitoramento, suspeito, confirmados e descartados estão disponíveis e atualizadas no Protocolo de Procedimentos e Manejo de Casos e Contatos de Influenza A(H1N1), que pode ser consultado no site do ministério.
    2. O total de casos em monitoramento e suspeitos pode variar de acordo com a reclassificação dos casos e o total de casos confirmados e descartados será sempre cumulativo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos