Paciente receberá R$ 10 mil por extração de dente errado

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Um paciente receberá R$ 10 mil de indenização por ter tido um dente arrancado por engano. A decisão é da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, que entendeu que o tratamento provocou danos e sofrimento ao autor da ação. Cabe recurso.

Silas de Oliveira afirmou no processo que iniciou um tratamento ortodôntico que constatou a necessidade de extração de dois incisivos superiores, um esquerdo e um direito. O dentista, no entanto, extraiu um dos dentes de forma equivocada, ao invés do mais próximo ao canino, foi extraído o mais próximo ao incisivo central.

O Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), onde foi feito o tratamento e ocorreu o erro pelo profissional, alegou que "houve uma movimentação dentária com o fechamento quase total dos espaços provocados pelas extrações dos incisivos", não ensejando qualquer dano estético.

"Evidentemente que a inversão do dente a ser extraído ensejou situação desagradável, o dissabor e a frustração, não havendo que se exigir a comprovação do sofrimento de quem não obtém tratamento de saúde adequado, estando correta a fixação da verba indenizatória pelo dano moral", afirmou o desembargador Camilo Ribeiro Rulière, relator do processo.

Os desembargadores decidiram, por unanimidade, manter a sentença da 35ª Vara Cível do Rio de Janeiro, que já havia determinado a indenização

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos