Ministério da Saúde confirma mais um caso de gripe suína no Brasil; agora são 9

Do UOL Notícias Em São Paulo

O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta-feira (21) mais um caso de paciente contaminado por influenza A (H1N1), a chamada gripe suína, no Brasil. Agora são nove casos em todo o país. Desde o último dia 10, nenhum novo caso da doença havia sido confirmado.

De acordo com a Secretaria da Saúde de São Paulo, onde está o paciente, trata-se de um homem de 39 anos, que esteve em Nova Iorque entre os dias 13 e 19 de maio e apresentou os primeiros sintomas no dia do desembarque no Brasil.

Ele foi atendido ontem (20) no Hospital Israelita Albert Einstein. Ele permanece em isolamento domiciliar e passa bem. Hoje, outros quatro pacientes estão sob suspeita no Estado e outros cinco são monitorados.

Os casos foram registrados nos Estados do Rio de Janeiro (3), São Paulo (3), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Santa Catarina (1). Oito deles já receberam alta.

Em todos as situações, segundo o ministério, estão sendo realizados busca ativa e monitoramento de todas as pessoas que estabeleceram contato próximo com esses pacientes.

O Ministério da Saúde volta a afirmar que não há evidências da transmissão de pessoa a pessoa do vírus, uma vez que, até o momento, foram detectados somente dois casos de transmissão autóctone (dentro do território nacional). Os dois casos são do Rio de Janeiro.

Até o momento, são 14 casos suspeitos da doença no Brasil, e 14 pessoas estão sendo monitoradas em cinco Estados. O ministério já descartou 288 possibilidades de contaminação. Ontem, 13 foram descartados por exames laboratoriais com resultado negativo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos