Força-Tarefa combate queimadas no Pantanal

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Força-Tarefa formada por 40 homens do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental (PMA) e Prevfogo de Brasília, com ações terrestres e aéreas, deu início nesta sexta-feira (22) a uma operação de combate a focos de queimadas no Pantanal, em Corumbá (MS).

De acordo com informações da prefeitura do município, um helicóptero que vai auxiliar as ações chegou à cidade nesta sexta. A aeronave tem capacidade para transportar uma bolsa com cerca de 400 litros de água, faz o reabastecimento no próprio rio e foi disponibilizada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis). O helicóptero apoiará no resfriamento da área atingida pelo fogo e levando as equipes para as áreas onde o acesso é mais difícil.

O barco da Prefeitura de Corumbá também participa da operação. A Prefeitura ainda vai fornecer alimentação e material necessário para o alojamento dos militares que integram a Força-Tarefa e vai disponibilizar combustível.

Na quinta-feira (21), o prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT), conversou com o superintendente do Ibama em Mato Grosso do Sul, Davi Lourenço, a respeito da situação no município. "Com a atuação dessa aeronave, a expectativa é controlar essa situação, que representa risco não só para a nossa natureza quanto para a saúde da população", afirmou o prefeito.

Na conversa entre o prefeito de Corumbá e o superintendente do Ibama também ficou definido que na próxima semana eles vão se reunir para discutir medidas a serem adotadas para o combate das queimadas na região. Uma das ideias, segundo Ruiter, é implantar em Corumbá uma estrutura que tenha uma aeronave à disposição permanentemente, para ação mais rápida possível em situações futuras.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos