Mais de 100 municípios estão em situação de emergência no Maranhão

Da Agência Brasil
Em Brasília

Chuvas continuam fortes no Norte e Nordeste

O número de municípios em situação de emergência subiu de 95 para 105 no Maranhão. A população afetada em todo o Estado chega a 397.599. Treze pessoas morreram em consequência da chuva. Até ontem (21), 56 municípios receberam 22 mil kits com água e alimentos. Segundo o Corpo de Bombeiros de São Luís, 17 cidades devem receber mais donativos até o fim do dia.

As demais localidades não informaram quais as necessidades da população e por isso ainda não foram atendidas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, algumas cidades não precisam de doações de alimentos ou água. O socorro está sendo distribuído via terrestre e aérea, com o apoio de helicópteros da Força Aérea Brasileira, Polícia Federal, Marinha e do governo estadual.

Quase 89 mil pessoas estão desalojadas e 47 mil desabrigadas. As chuvas constantes provocaram 13 mortes. Alimentos não perecíveis e materiais de limpeza são as principais necessidades da população atingida pelas enchentes. Doações em dinheiro podem ser feitas na Caixa Econômica Federal, Agência 0027, Conta Corrente 1000-2, Operação 006.

O Instituto Nacional Meteorologia (Inmet) prevê pancadas de chuvas moderadas e fortes no norte do Estado. Segundo a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte do Maranhão, nenhuma estrada federal está interditada. Há restrição de tráfego em três pontos da BR-222. Nessas áreas a trânsito está funcionando em meia-pista.

No Piauí, o número de municípios em situação de emergência também aumentou para 44. A quantidade de famílias desabrigadas e desalojadas totaliza 18.773. O Inmet prevê chuvas moderadas para a região norte do Estado, e pancadas de chuvas isoladas para o centro. O tempo no norte do Ceará também será chuvoso hoje (22) e no fim de semana. No Ceará, as enchentes atingiram 85 cidades, sendo 42 em situação de emergência. Há 26.564 desabrigados e 39.999 desalojados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos