Você Manda: envie fotos ou vídeos das chuvas no Nordeste do país

Do UOL Interação

As fortes chuvas que aconteceram durante todo este mês ocasionaram inúmeros desastres no Norte e Nordeste do país. De acordo com os números divulgados nesta sexta-feira-feira (22) pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, já são 257.802 desalojados e 122.126 desabrigados em 12 Estados.

Você Manda

  • Marcos Nascimento/Você Manda/UOL

    Congestionamento provocado por chuvas em Salvador (BA)

  • Marcos Nascimento/Você Manda/UOL

    Alagamento procado por chuvas em Salvador (BA)



Segundo informações notificadas pelas defesas civis estaduais, 45 pessoas morreram por causa dos desastres em oito Estados: Ceará (15), Maranhão (10), Bahia (7), Alagoas (7), Paraíba (2), Sergipe (2), Pernambuco (1) e Santa Catarina (1). No Nordeste, o Maranhão atualmente é o Estado que tem o maior número de municípios atingidos (95), seguidos pelo Ceará (82), Piauí (41), Rio Grande do Norte (30), Paraíba (30), Pernambuco (15), Bahia (11), Sergipe (8) e Alagoas (5).

A metorologista do Tempo Agora, Desiree Brandt prevê que as chuvas continuam fortes durante todo o fim de semana nas regiões. "Infelizmente ainda tem muita água para cair tanto no norte e principalmente no nordeste do país. Agora, temos dois sistemas que atuam na região nortes, um chama zona de convergência intertropical, um velho sistema conhecido pelos nordestinos que tem provocado muita chuva esse ano na costa norte da região nordeste.O que passa a atuar também na região nordestina são as ondas de leste, que são sistemas bem comuns nesta época do ano e nada mais são do que áreas de instabilidade provenientes do oceano".

Você está sendo afetado pelas fortes chuvas no Nordeste do país? Fez imagens dos estragos? Envie para o UOL.

Para enviar seu conteúdo, você deve acessar a plataforma multimídia do UOL, o UOL Mais. Você pode publicar fotosou publicar vídeos. Você também pode colaborar por e-mail, enviando para vocemanda@uol.com.br.

O processo é bastante simples. Em primeiro lugar você deve fazer o seu login. Caso não seja assinante do UOL, você pode fazer o cadastro gratuito com qualquer conta de e-mail.
Depois de logado, você irá acessar a área de publicação. Publique seu vídeo ou foto selecionando o que você gravou/fotografou previamente e salvou no disco rígido do seu computador, por exemplo, na pasta "Meus Documentos

Selecionado o vídeo/foto, basta clicar em "Enviar vídeo" ou "Enviar foto".

O UOL Mais vai carregar uma tela para que você cadastre o vídeo/foto. É muito simples, coloque um título, na descrição você pode repetir o título.

Não se esqueça de manter as tags Vc Manda, Chuvas, Nordeste, 2009, para que a Redação do UOL possa detectar o seu conteúdo. Feito isso, basta clicar em "Salvar e Publicar", e em alguns instantes seu vídeo/foto já estará disponível.

*Com informações do UOL Notícias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos