Uma pessoa é assaltada a cada quatro minutos nas ruas do Estado do Rio, mostra instituto

Vladimir Platonow
Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

As últimas estatísticas divulgadas pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), do governo do Rio de Janeiro, mostram em números o que a população já sente há muito tempo: a violência está aumentando e o maior alvo é exatamente o cidadão.

Os dados do ISP são resultado dos boletins de ocorrências registradas em todas as delegacias do estado, que são divulgados após totalização, o que provoca atraso de alguns meses. A última referência é o mês de janeiro deste ano, que registrou 7.692 roubos de rua, incluindo assaltos praticados na rua, dentro de ônibus ou simples furto de celular.

No mesmo mês do ano passado, foram 7.163 roubos desse tipo, 529 casos a menos. Em termos percentuais, houve um aumento de 7%, o que significa dizer que houve 248 roubos por dia em todo o estado.

Some-se a isso os roubos de automóvel, quando há uso de arma, que chegaram a 2.573 em janeiro de 2009, contra 2.496 no mesmo período do ano passado. A conta chega a 10.265 casos de assaltos contra a pessoa, seja pedestre ou motorista, o que dá uma cifra de 331 casos por dia, 13 por hora, praticamente um a cada quatro minutos.

Outros crimes mais graves também tiveram aumento em janeiro no estado. O número de homicídios dolosos (com intenção de matar) subiu de 538, no primeiro mês de 2008, para 551 este ano: 13 casos a mais. Já os latrocínios, que são os roubos seguidos de morte, também tiveram alta, saindo de 11 registros em janeiro de 2008, para 13, no mesmo período de 2009.

Casos de estupro também tiveram alta, com 135 vítimas no primeiro mês deste ano, contra 103, de janeiro de 2008. Da mesma forma, os registros de atentado violento ao pudor sofreram aumento no período, com 246 vítimas, comparado a 154 casos em janeiro de 2008.

A atuação da polícia no mês de janeiro deste ano resultou em 1.317 prisões, contra 1.003 no ano passado, em um saldo de 314 pessoas presas a mais. São 42 cidadãos presos por dia: um a cada 34 minutos, que vão lotar ainda mais as cadeias e presídios do estado, hoje habitados por uma população carcerária de 23 mil pessoas.

Os dados completos do ISP podem ser acessados na página www.isp.rj.gov.br.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos