Chuvas tiram quase 420 mil de suas casas em menos de dois meses

Do UOL Notícias
Em São Paulo

As chuvas que atingem ou atingiram 12 Estados do país desde o início de abril já causaram a morte de 53 pessoas e deixaram 287.286 desalojados (aqueles que estão abrigados em casas de amigos ou parentes) e 131.538 desabrigadas (os que estão acomodados em abrigos públicos), de acordo com o último balanço da Secretaria Nacional de Defesa Civil, divulgado nesta quarta-feira (25).

DESLIZAMENTO PROVOCA DUAS MORTES

  • A agricultora Quitéria Maria da Silva e seu neto Alan da Silva morreram em um deslizamento de terra no distrito de Vila Nova, zona rural do município de Quipapá, em Pernambuco. Outras duas pessoas ficaram feridas no acidente



Segundo as informações, que foram notificadas pelas defesas civis estaduais e enviadas à Sedec, 52 pessoas morreram por causa dos desastres em nove Estados: Ceará (17), Maranhão (12), Bahia (7), Alagoas (7), Sergipe (3), Paraíba (2), Pará (3), Pernambuco (1) e Santa Catarina (1).

Os danos causados pelo excesso de chuva atingiram 455 municípios localizados em 12 Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amazonas, Pará e Santa Catarina.

No Nordeste, o Maranhão é o Estado que tem o maior número de municípios atingidos (106), seguido de Ceará (93), Piauí (41), Rio Grande do Norte (30), Paraíba (30), Pernambuco (17), Bahia (16), Sergipe (10) e Alagoas (7).

No Maranhão, são 98.872 desalojados e 49.374 desabrigados. No Ceará, são 40.384 pessoas desalojadas e 26.615 desabrigados. Na Bahia, o número de pessoas desalojadas chega a 5.436 e de desabrigados, 2.188. No Piauí e no Rio Grande do Norte, foram registrados 91.634 e 9.145, respectivamente, entre desabrigados e desalojados.

Na Paraíba, são 7.130 desalojados e 75 desabrigados. Em Pernambuco, existem 1.694 pessoas que estão desabrigadas ou desalojadas. Em Sergipe, a chuva deixou 795 desabrigados e 737 desalojados. Em Alagoas, 546 ficaram desalojados e 449, desabrigados.

Já na região Norte, é no Estado do Amazonas onde se encontra o maior número de municípios atingidos, 52, com 58.664 pessoas desalojadas e 10.951 desabrigadas. No Estado do Pará são 43 municípios atingidos pela chuva com 10.585 desabrigados.

Deve chover amanhã nos Estados do Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Acre, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Ceará, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, São Paulo e Paraná, de acordo com a Defesa Civil Nacional, que também alerta para frio intenso no Rio Grande do Sul. A previsão é baseada em informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e do Cptec-Inpe (Centro de Previsões de Tempo e Estudos Climáticos).

A partir desta quinta-feira, a Defesa Civil Nacional enviará 14 técnicos do Grupo de Apoio a Respostas e Assistência Humanitária para os Estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará e Bahia. O grupo é formado por policiais, bombeiros militares e civis da Defesa Civil e das coordenadorias estaduais de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Roraima e Distrito Federal.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos