Lula determina apoio ao Piauí após rompimento de barragem

Do UOL Notícias
Em São Paulo


O governador do Piauí, Wellington Dias, recebeu nesta quinta (28) ligação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que prestou solidariedade a todo o Estado do Piauí, especialmente aos moradores do município de Cocal de Estação, onde uma criança morreu após o rompimento de uma barragem.

De acordo com o governo do Estado, ao saber do ocorrido, o presidente Lula determinou o apoio imediato da Defesa Civil Nacional no atendimento à população de toda a região atingida.

O governador, que esteve na manhã de hoje nos municípios de Cocal e Buriti dos Lopes, ressaltou o empenho das equipes do Estado e município, bem como da população de Cocal da Estação no socorro às vitimas.

Você enfrentou o caos das chuvas no Piauí?


A Polícia Militar confirmou a morte de mais duas pessoas na área atingida pelo desabamento da Barragem Algodões 1, na zona rural do município de Cocal, região Norte do Piauí. As vítimas são um senhor na faixa dos 60 anos e uma adolescente de 14 anos. Os dois são de famílias diferentes. Os corpos são velados na comunidade Boiba, próximo ao município de Buriti dos Lopes.

O corpo da menina Francisca Maria Pereira, de 12 anos, cuja morte foi confirmada no início da tarde, está sendo velado no município de Cocal da Estação. Ele foi vítima da inundação causada rompimento das paredes da barragem. Francisca morava às margens do rio Pirangi e foi atingida pelas águas.

Hoje, ao menos 500 famílias - cerca de 2.500 pessoas - tiveram suas casas destruídas pelas águas. A cidade está sem energia elétrica desde as 20h de ontem. Uma área de 50 km² do município está completamente alagada. Dois adolescentes estão desaparecidos, segundo informações da Defesa Civil do Estado. Após sobrevoar a área, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), disse que "foi um verdadeiro tsunami".

O diretor de unidade da Defesa Civil Estadual, Jorgenei de Alves, negou a informação de que mais de cem pessoas estariam desaparecidas por conta da inundação. Jorgenei afirmou que as 18h o Corpo de Bombeiros divulgará uma balanço oficial sobre o desastre.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos