Ministério da Saúde acompanha 19 casos suspeitos da nova gripe no Brasil

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Os casos suspeitos da nova gripe, a influenza A (H1N1), subiram para 19 no Brasil, segundo informações divulgadas neste sábado (30) pelo Ministério da Saúde. Até ontem, os casos sob suspeita eram 18.

Eles estão espalhados por dez Estados brasileiros: São Paulo (5), Rio de Janeiro (3), Rio Grande do Norte (3), Distrito Federal (2), Minas Gerais (1), Rondônia (1), Alagoas (1), Bahia (1), Goiás (1) e Roraima (1).

As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial.

Além disso, 17 casos estão em monitoramento em nove Estados. O número de casos descartados até hoje é de 346, segundo nota do ministério.

Até o momento, foram confirmados 16 casos da doença, nos Estados de São Paulo (7), Rio de Janeiro (5), Santa Catarina (2), Minas Gerais (1) e Rio Grande do Sul (1).

Os números referem-se a informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde até as 9h30 deste sábado.

São quatro os casos detectados de transmissão autóctone (dentro do território nacional), todos com vínculos epidemiológicos com pacientes procedentes do México ou EUA. Desse modo, o ministério reitera que a transmissão no Brasil é limitada e não há evidência de sustentabilidade da transmissão de pessoa a pessoa do vírus da Influenza A (H1N1).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos