Cai para 17 o número de pessoas suspeitas de contrair o vírus da gripe suína no país

Da Agência Brasil

O Ministério da Saúde divulgou hoje (31) boletim segundo o qual o número de casos confirmados de portadores do vírus influenza A (H1N1) - gripe suína - permanece igual ao da véspera, com 20 pessoas infectadas, e caiu de 19 para 17 o número de casos suspeitos, embora haja monitoramento de 22 pessoas que tiveram contato com portadores da doença.

A doença no mundo

O último balanço da OMS (Organização Mundial da Saúde) registra 294 casos de gripe suína nos países da América do Sul. A organização confirma que existem 15.510 casos de gripe suína em 53 países. A doença, oficialmente denominada como gripe A (H1N1), deixou ainda 99 mortos


Os números referem-se a informações repassadas pelas secretarias estaduais de Saúde na manhã de hoje. O boletim do Ministério da Saúde acrescenta que o quadro nacional é estável e acrescenta que qualquer possível nova notificação só será contabilizada amanhã.

Os 20 casos confirmados foram em São Paulo (8), Rio de Janeiro (5), Santa Catarina (4), Minas Gerias, Rio Grande do Sul e Tocantins com um caso, cada. Os 17 casos suspeitos são do Rio de Janeiro (5), São Paulo (3), Rio Grande do Norte (3), Distrito Federal (2), Bahia, Rondônia e Alagoas com um caso, cada.

Até o momento, são seis os casos detectados de transmissão autóctone (dentro do território nacional), todos de pessoas que mantiveram vínculos epidemiológicos com pacientes procedentes do exterior. "Desse modo, a transmissão no Brasil é limitada e não há evidência de sustentabilidade da transmissão do vírus entre pessoas", de acordo com o boletim do Ministério da Saúde.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos