Trens urbanos de Porto Alegre param nesta terça por tempo indeterminado

Flávio Ilha
Especial para o UOL Notícias
Em Porto Alegre

O serviço de trens metropolitanos de Porto Alegre entra em greve a 0h desta terça-feira (2/6). Funcionários da Trensurb, empresa que opera o serviço, decidiram em assembleia na tarde desta segunda parar suas atividades por tempo indeterminado. Eles reivindicam 12,15% de aumento salarial. A empresa oferece 10,5% de reajuste.

Um acordo entre os grevistas e a direção da empresa determinou a manutenção dos serviços essenciais em 30% nos horários de maior movimento. Nesta terça-feira, os trens circularão apenas entre 5h30 e 8h30 e entre 17h30 e 20h30. Nesse período, 19 composições irão operar com intervalos de 5 minutos entre elas. Nos demais horários, não haverá transporte.

O metrô de Porto Alegre atende a cerca de 170 mil pessoas por dia entre as cidades de Porto Alegre e São Leopoldo, um trajeto de 33 quilômetros e 17 estações. O serviço mantém integração com mais de 175 linhas da região.

A direção da empresa divulgou nota, depois da decisão dos funcionários, afirmando que o índice de reajuste proposto é o maior entre todas as empresas administradas pelo governo federal. Além disso, adverte que qualquer ocorrência operacional que resulte em risco ao funcionamento do sistema ou à integridade de usuários e equipamentos resultará na imediata suspensão das operações.

Os metroviários também reivindicam uma redução de dois para um ano no prazo de vigência dos dissídios coletivos e adicional noturno de 50% para os novos contratados. O presidente do Sindimetrô, Renato José Schuster, disse que a categoria só volta ao trabalho se as reivindicações forem atendidas. "Tentamos construir todas as alternativas possíveis antes da greve. Mas a decisão agora é irrevogável", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos