Fazenda e Ministério Público investigam fraude no fornecimento de merenda em SP

Do UOL Notícias
Em São Paulo

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e o Ministério Público estão levantando dados para investigar empresas fornecedoras de merenda escolar em 11 regiões do Estado de São Paulo. A operação "Pratos Limpos", que teve início na manhã desta terça-feira (6), vinha sendo preparada há quatro meses e envolve mais de 80 agentes fiscais da Fazenda.

Ministério Público denuncia mulher de Paulinho

O Ministério Público Federal em São Paulo ofereceu denúncia à Justiça contra Elza Pereira da Silva, mulher do deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força (PDT-SP), por lavagem de dinheiro. O nome dela apareceu durante as investigações da Operação Santa Tereza, da Polícia Federal, que apura supostos desvios em empréstimos concedidos pelo BNDES


De acordo com nota divulgada pela secretaria, o objetivo da operação é coletar livros, documentos, arquivos físicos e eletrônicos e outros materiais que possam levar à comprovação de fraudes contra o fisco na venda de merenda às escolas. O material está sendo apreendido em 37 locais pertencentes a 13 empresas. Até o fim da tarde, a secretaria deve divulgar um balanço parcial da operação.

A Secretaria da Fazenda vem investigando essas empresas desde fevereiro deste ano e o Ministério Público, desde o ano passado. Há suspeitas de formação de cartel, direcionamento de processos licitatórios nas redes públicas municipais e fornecimento de alimentos em quantidades inferiores às contratadas.

Com o material apreendido, a Secretaria da Fazenda fará auditorias fiscais e contábeis nos registros dessas empresas desde 2006 para verificar a existência de delitos. A estimativa é que os levantamentos levem pelo menos seis meses para serem concluídos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos