General Carneiro (PR) registra a temperatura mais baixa do país: - 5,3 °C

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Atualizada às 15h25

O sul do país registra mais um dia de temperaturas negativas e geadas generalizadas. Nesta quinta-feira, a cidade de General Carneiro, no Paraná, registrou a temperatura mais baixa de todo País, com mínima de -5,3°C. Os termômetros do aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, marcaram mínima de -3°C. Já a estação convencional do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), marcou mínima de -2,1°C na Capital. Outra cidade paranaense a registrar temperatura negativa nesta quinta-feira foi Castro, com -2,9°C e Irati, com -2,1°C.

Santa Catarina também amanheceu com geadas e temperaturas abaixo de zero. Em Major Vieira os termômetros marcaram -4°C, em Rio Negrinho -3,5°C, em Caçador a mínima chegou a -2,7°C, e em Rio do Campo a -1°C. Em Itapoá foi registrado 0,4°C e em Ituporanga, 1°C.

No Rio Grande do Sul, a cidade de Porto Alegre não registrava uma temperatura tão baixa no mês de junho desde 30/06/1992. Segundo dados do 8° Distrito de Meteorologia do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a mínima chegou a apenas 4°C nesta quinta-feira. No aeroporto Salgado Filho, as temperaturas ficaram ainda mais baixas e atingiu 1°C. Mas não foi apenas a Capital gaúcha que amanheceu gelada. Em Vacaria a mínima chegou a 0,1°C, em Santa Rosa a 0,8°C, Alegrete marcou 1,1°C, Santa Maria 1,8°C, São José dos Ausentes 2,1°C e Passo Fundo 2,9°C.

Segundo os meteorologistas da Somar, as temperaturas sobem lentamente e a sensação ainda será de frio ao longo dia, com máximas inferiores a 20°C na maior dos três Estados. Além disso, o tempo permanece seco e ensolarado em boa parte da Região Sul, com isso, a umidade relativa do ar fica baixa, não passando de 30% em boa parte das localidades. Apenas no Rio Grande do Sul, a aproximação de uma frente fria provoca aumento da quantidade de nuvens.

Morador de rua é segunda vítima do frio no Paraná

Na manhã mais fria do ano em Curitiba, um morador de rua foi encontrado morto por hipotermia. É a segunda morte devido ao frio este ano no Paraná


Na sexta-feira teremos mais uma madrugada fria, com mínima entre 0°C e 2°C desde o nordeste do Rio Grande do Sul até o nordeste do Paraná. O tempo permanece seco, com sol entre nuvens e umidade do ar em torno dos 30%. A temperatura entra em elevação e finalmente passa da barreira dos 20°C no norte e litoral do Paraná e litoral de Santa Catarina.

No sábado, uma nova frente fria traz chuvas fracas ao norte do Paraná. Nas demais áreas, o tempo permanece seco, com sol entre nuvens. Ainda faz frio pela manhã com mínima de 2°C na serra Geral, meio oeste de Santa Catarina e sul do Paraná. A temperatura máxima rompe a barreira dos 20°C no centro e norte do Paraná e nas demais áreas, os termômetros ainda ficam abaixo dos 20°C.

*Com informações do Tempo Agora

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos