Polícia Federal prende 23 em operação contra quadrilha que traficava medicamentos

Do UOL Notícias
Em São Paulo

A Polícia Federal prendeu 23 pessoas em uma operação contra uma quadrilha que traficava medicamentos para emagrecer contendo substâncias psicotrópicas anorexígenas (que inibem o apetite) de uso controlado.

De acordo com a PF, o núcleo da quadrilha atuava principalmente nas cidades de Ipatinga e Coronel Fabriciano, onde algumas pessoas foram presas. Em São Paulo, foi preso um médico que supostamente participava do esquema. Entre os objetos apreendidos pela PF, estão receitas médicas em branco, mas com assinatura, e carimbos de consultório.

A Justiça Federal em Ipatinga expediu 25 mandados de prisão temporária, mas, de acordo com a PF, duas pessoas estão foragidas.

Durante as investigações, que tiveram início em agosto de 2008, foram apreendidas diversas correspondências enviadas pelos Correios ao exterior, principalmente para os Estados Unidos e Portugal, contendo os medicamentos emagrecedores.

A PF chegou a trabalhar em conjunto com o DEA (Droug Enforcement Administration), o departamento antidrogas dos Estados Unidos. Nos EUA, foi descoberta "uma verdadeira farmácia que funcionava de maneira clandestina na residência de uma cidadã brasileira", de acordo com nota divulgada pela PF.

No dia 17 de maio, um brasileiro residente em Portugal foi preso em flagrante, ao embarcar no aeroporto internacional Tancredo Neves, em Belo Horizonte, com destino àquele país transportando em suas bagagens aproximadamente 3.000 comprimidos contendo as substâncias emagrecedoras manipuladas de forma proibida.

O nome da operação, F-40, faz alusão ao principal composto existente nos medicamentos emagrecedores, conhecido por Femproporex. A substância, utilizada como inibidor do apetite, é capaz de causar dependência física ou psicológica, como descrito em portaria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Os integrantes da quadrilha devem responder pelo crime de trafico de drogas, com pena de 5 a 15 anos de prisão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos