Eduardo Paes inaugura projeto contra efeito estufa no aterro de Gramacho

Da Agência JB

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, e a presidente da Comlurb, Ângela Fonti, inauguram nesta sexta-feira, dia Mundial do Meio Ambiente, às 8h, a Usina de Biogás do Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, em Duque de Caxias (RJ), na Baixada Fluminense. A obra é considerada um importante passo para combater o aquecimento global e o maior do Brasil na redução dos gases que provocam o efeito estufa. O governador Sérgio Cabral participa da solenidade.

De acordo com a Prefeitura do Rio, a usina evitará que cerca de 75 milhões de metros cúbicos de metano sejam liberados todo ano para a atmosfera. A iniciativa também vai gerar cerca de R$ 407 milhões ao longo de 15 anos em créditos de carbono, como prevê o Protocolo de Quioto. O dinheiro vai assegurar a manutenção do aterro por mais 15 anos após o seu encerramento e a recuperação urbanística do bairro de Jardim Gramacho.

Três tochas da Usina de Biogás são alimentadas por uma rede de gasodutos que transportam o biogás de 230 poços de captação, localizados em toda a superfície do aterro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos