Folha de S.Paulo, 30/12/2008: Atual diretor planeja troca da cobertura

Silas Martí
Da Folha de S.Paulo

O atual diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, o professor Sylvio Barros Sawaya, defende os planos de instalar a supercobertura de policarbonato transparente sobre o edifício.

"Esse concreto foi feito às pressas e tinha problemas originais. Nós tínhamos de decidir entre descobrir uma solução milagrosa que permitisse o funcionamento das calhas originais ou criar novas calhas acima delas e uma cobertura transparente, impedindo que a água chegue ao concreto, mas mantendo a transparência da cobertura", afirma.

Sawaya rebate a idéia de que o plano viola o projeto original de Vilanova Artigas. "Violação é para quem vive com a cabeça violada.
É simplesmente uma atualização do espaço para que ele possa ser usado com dignidade", afirma.

Segundo o diretor, o projeto da supercobertura custará cerca de R$ 4 milhões, sendo que a faculdade já dispõe de R$ 2,4 milhões, vindos da reitoria da USP, para o projeto.

Sawaya afirma também que não precisa da autorização do Condephaat, órgão que protege o edifício, para realizar a mudança, já que isso não interfere na estrutura do prédio.

Quanto às críticas em relação à demora para a tomada de providências, Sawaya diz que passou os primeiros dois anos de seu mandato, recém-completados, ouvindo propostas e que dedicará os próximos dois à execução delas.

Publicado originalmente pela Folha de S.Paulo em 30/12/2008

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos