Prédio dá valor ao espaço e à solidariedade, diz pesquisador

Haroldo Ceravolo Sereza
Do UOL Notícias
Em São Paulo

João Masao Kamita, professor da PUC-Rio e autor do livro "Vilanova Artigas" (Cosac&Naify, 2000), afirma que o edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, sinteteiza a linguagem de seu criador e que ele "dá valor ao espaço, a uma arquitetura que incentiva as ideias de solidariedade".

  • Fabiano Cerchiari/UOL

    Um dos banheiros da FAU, sem a bacia

  • Fabiano Cerchiari/UOL

    Atrás dos tapumes ficarão os departamentos e as salas dos professores

  • Fabiano Cerchiari/UOL

    Estalactites no teto do prédio, e rede para proteger que passa abaixo delas

UOL Notícias - Por que este prédio, dentro da USP, é tão importante para a arquitetura?
João Masao Kamita -
Esse prédio sintetiza muito bem a linguagem que o Artigas alcançou e também a ideia de fazer uma faculdade de arquitetura autônoma, independente da engenharia. Antes, em São Paulo, o curso de engenharia tinha a opção de o aluno fazer, no último ano, arquitetura. Artigas batalhou por uma curso independente. Artigas era um arquiteto comunista, e este prédio tem uma finalidade coletiva e educativa. Esta escola deveria formar o estudante que iria construir uma nova sociedade.

Artigas dizia que aquela seria uma escola aberta, e por isso essa escola não teria porta de entrada ou de saída. Diferentemente do que ocorreu na escola carioca - como na obra de Niemeyer, que aliás era companheiro de Partido Comunista de Artigas -, não se dá tanto valor às coisas plásticas. Ele dá valor ao espaço, a uma arquitetura que incentiva as ideias de solidariedade.

UOL Notícias - É possível reformar um prédio assim sem "trair" o projeto inicial? Ou só é possível restaurá-lo?
Kamita -
Sou favorável à ideia de que se deve atualizar o edifício. Ele tem de ter condições de cumprir a sua função. Um edifício, depois de construído, ganha uma vida. Se não, ele vira ruína, vira museu. Como isso vai acontecer é um problema para os novos arquitetos, respeitando a concepção do projeto. Esse é o grande desafio.

UOL Notícias - Os alunos dizer que o prédio é um grande professor. Você concorda com isto?
Kamita -
Sem dúvida. Ele representa uma ideia de arquitetura, e a boa arquitetura é sempre exemplar. Exemplar de como, diante de um problema, uma questão foi resolvida. Desde meados dos anos 1950, Artigas já concebia a arquitetura com algo com consequência social, de uma arquitetura que beneficiasse a coletividade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos