Saúde confirma mais três casos de gripe suína; total chega a 31

Do UOL Notícias Em São Paulo

O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira (5) três novos casos de infecção pelo vírus da gripe Influenza A (H1N1), inicialmente chamada de gripe suína, nos Estados de Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Agora, são 31 casos da doença no país.

Segundo o ministério, o paciente de Santa Catarina é contato próximo de outra pessoa diagnosticada com a doença anteriormente, que foi infectada no exterior. Trata-se, portanto, de um caso autóctone (quando a transmissão ocorre dentro do país). Ele está em isolamento domiciliar e passa bem.

Já os pacientes de São Paulo e Tocantins estiveram no exterior. O de São Paulo está em isolamento domiciliar e o de Tocantins internado, pois começou a apresentar sintomas antes da aprovação do novo protocolo de manejo clínico de paciente. Ambos passam bem.

Dos casos confirmados, oito são de transmissão autóctone, todos com vínculos epidemiológicos com pacientes procedentes do exterior. Entre eles, 23 tiveram como local provável de infecção outros países: 15 procederam dos Estados Unidos, três do México, um do Canadá e um da Europa.

Outros três pacientes que passaram pelos Estados Unidos relataram também passagem por outros países durante o período de incubação. Desta forma, não é possível caracterizar o local provável de infecção. Até o momento, 405 casos foram descartados.

Os casos foram registrados nos Estados de São Paulo (13), Rio de Janeiro (7), Santa Catarina (5), Mato Grosso (2), Tocantins (2), Minas Gerais (1) e Rio Grande do Sul (1).

O Ministério da Saúde também confirma outros 42 casos suspeitos de Influenza A (H1N1). As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial.

Os casos suspeitos estão nos Estados de São Paulo (15), Minas Gerais (5), Paraná (4), Rio de Janeiro (4), Rio Grande do Norte (3), Rondônia (3), Distrito Federal (2), Espírito Santo (2), Tocantins (2), Alagoas (1) e Goiás (1).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos