Defesa Civil nacional alerta para chuva forte em dez Estados

Do UOL Notícias
Em São Paulo

A Defesa Civil nacional alerta para a ocorrência de chuva forte nesta semana nos Estados de Roraima, Amapá, Maranhão, Piauí, Pará, Amazonas, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Segundo nota do órgão, áreas de instabilidade tropicais devem atingir nesta segunda (8) e na terça-feira (9) o Estado de Roraima, Amapá, boa parte do Pará e do Amazonas, norte, noroeste e nordeste do Maranhão e o norte do Piauí, especialmente no litoral. As fortes pancadas de chuva poderão chegar acompanhadas de raios no centro-norte, noroeste e nordeste do Pará e no centro-norte do Amazonas.

Entre amanhã e quarta-feira (10), também deve chover no norte e nordeste do Rio Grande do Sul, do oeste ao sul de Santa Catarina e no sudoeste, sul e centro-oeste do Paraná, e no sul do Mato Grosso do Sul. Em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, pode haver ocorrência de raios e ventanias de entre 50 e 60 km/h.

Há riscos de alagamentos e enchentes nas áreas ribeirinhas, deslizamento de encostas, morros e barreiras. A Secretaria Nacional de Defesa Civil também recomenda evitar locais que tenham ou pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

O alerta preventivo é baseado em informações do Cptec (Centro de Previsão e Estudos Climáticos) e do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos