Governo de SP inaugura ambulatório exclusivo para travestis e transexuais

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo inaugurou nesta terça-feira (9) um ambulatório no Brasil dedicado exclusivamente a travestis e transexuais. Segundo nota do governo, o centro tem profissionais preparados para "lidar com as dificuldades e demandas específicas desses grupos sociais".
  • Eduardo Knapp/Folha Imagem

    O novo ambulatório terá capacidade para 100 atendimentos por mês e terá serviços de urologia, proctologia e endocrinologia (terapia hormonal)


O local terá capacidade para 100 atendimentos por mês e terá serviços de urologia, proctologia e endocrinologia (terapia hormonal), além de avaliação e encaminhamento para implante de próteses de silicone e cirurgia para redesignação sexual. Segundo a secretaria, "as demandas foram estabelecidas com base nas solicitações mais recorrentes observadas nos serviços de saúde e apontadas também pelos movimentos sociais que atuam no setor".

"Com o novo ambulatório, os travestis e transexuais terão um lugar onde eles podem ter a certeza e a tranquilidade de que não serão discriminados de maneira nenhuma. E que encontrarão uma equipe 100% preparada para atendê-los. É um estímulo para que eles possam cuidar melhor da saúde. Há um ganho para todos. Só quem perde é o preconceito", afirma o Secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, por meio de nota.

"Recebemos este hospital com muita felicidade. É um pontapé inicial para que outras cidades façam o mesmo", afirmou Alexandre Santos, presidente da Associação da Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Travestis e Transexuais.

A inauguração do centro de saúde faz parte das atividades que precedem a 13ª Parada do Orgulho LGBT, que deve atrair cerca de três milhões de pessoas a São Paulo, segundo os organizadores.

O ambulatório fica no Núcleo de DST do CRT/Aids e estará aberto de segunda a sexta, das 14h às 20h. O CRT/Aids fica na rua Santa Cruz, nº 81, na Vila Mariana, São Paulo.

* Com informações da agência Efe

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos