Em dois dias, Brasil confirma 11 novos casos de gripe suína

Do UOL Notícias Em São Paulo

Em dois dias, 11 novos casos de gripe suína são confirmados no Brasil. De acordo com informações do último boletim do Ministério da Saúde, dois novos casos foram confirmados nesta sexta-feira (12): um na Bahia e outro em Minas Gerais - os dois pacientes foram infectados pelo vírus influenza A H1N1 no exterior. Com isso, chega a 54 o número de novos casos da gripe - na última quarta-feira (10) eram 43 casos confirmados. Ontem, a OMS (Organização Mundial de Saúde) anunciou que a doença causada pelo vírus atingiu o nível de pandemia.

Conheça os sintomas, as formas de contágio e os focos da gripe suína


Os casos confirmados no Brasil estão em São Paulo (20), Rio de Janeiro (10), Santa Catarina (10), Minas Gerais (5), Tocantins (4), Mato Grosso (2), Distrito Federal (1), Rio Grande do Sul (1) e Bahia (1). Segundo o ministério, "para todos os casos estão sendo realizados busca ativa e monitoramento de todas as pessoas que estabeleceram contato próximo com esses pacientes".

Existem ainda 70 casos suspeitos da doença sendo analisados em laboratório. Outros 454 já foram descartados. O ministério afirma que, de todos os casos confirmados, 12 são de transmissão autóctone (ocorrida dentro do território nacional) e todos têm vínculos epidemiológicos com pacientes que vieram do exterior.

Até o momento, 78 países têm casos confirmados e divulgados da doença, de acordo com informações da OMS. México, EUA, Canadá e Austrália são considerados os países com transmissão sustentada da influenza A, ou seja, com transmissão de pessoa a pessoa. O vírus já matou 141 pessoas.

Nova vacina
A empresa farmacêutica suíça Novartis informou nesta sexta-feira ter produzido com sucesso o primeiro lote de uma vacina contra a gripe suína.

A empresa fez o anúncio semanas antes do esperado e afirmou que vai utilizar o primeiro lote para a avaliação pré-clínica e testes, que devem começar em julho.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos