Chove forte em 12 Estados, alerta Defesa Civil Nacional

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Deve chover forte em 12 Estados entre esta segunda (15) e terça-feira (16), segundo a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec). Segundo alerta emitido pela secretaria, vai chover no Piauí, Bahia, Rondônia, Maranhão, Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Maranhão: atingidos começam a voltar para casa

Com a redução das chuvas e o fim das enchentes no Maranhão, as quase 165 mil pessoas que tiveram que abandonar suas casas em centenas de municípios do Estado começam aos poucos a retomar suas rotinas. O governo do Estado colocou em prática a operação "Volta para Casa", cujo objetivo é acelerar o retorno dos atingidos aos seus lares


Ainda nesta segunda, nuvens provocam pancadas de chuva no litoral do Piauí, na região do recôncavo baiano e em Salvador. Nuvens também provocam instabilidade em Roraima, no Amazonas, no Amapá, no Pará, no litoral do Maranhão, e no centro-norte de Rondônia. As chuvas são causadas pela Zona de Convergência Intertropical e podem vir acompanhadas de descargas elétricas, especialmente no centro-norte, nordeste e leste do Amazonas e no centro-norte, nordeste e oeste do Pará, segundo a Sedec.

Já uma área de instabilidade vinda do Paraguai provoca chuvas no sul e centro-oeste do Mato Grosso do Sul, no sudoeste e oeste do Paraná, no oeste, meio-oeste e planalto sul de Santa Catarina e no noroeste, oeste e centro-norte do Rio Grande do Sul a chuva é provocada. Nestas regiões há risco de temporais, descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 e 70 km/h.

Na madrugada entre hoje e amanhã, o alerta de chuva passa a valer também para o leste do Mato Grosso do Sul, e todo o Estado do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos