Desde janeiro, aeroportos têm índice baixo de atrasos em voos, diz Infraero

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Desde janeiro, o número de voos regulares que decolaram com atrasos superiores a 30 minutos mantém-se baixo, segundo informa a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura).

ÚLTIMO PICO EM DEZEMBRO

O principal motivo, segundo a Anac, foi o alto índice de atrasos registrados nos voos da Gol/Varig e Webjet no período



O índice de atrasos em maio foi de 7,5%. Em fevereiro de 2009, pela primeira vez, o índice ficou abaixo de 10% e, desde março, vem se mantendo na faixa de 7% -apenas sete em cada 100 voos decolam com atraso.

Entre as maiores companhias aéreas, o melhor resultado foi novamente da TAM (6%), seguida pela Gol/Varig (6,6%), OceanAir (6,9%) e Webjet (12,6%).

Já entre as demais empresas com operações regulares, a mais pontual foi a Total (com índice de atraso de 7,7%), depois a Trip (10,1%), a Pantanal (11,0%), a Azul (14,4%) e a Passaredo (22,3%).

O índice é calculado pela Infraero nos 67 aeroportos que administra no país e considera as partidas realizadas após 30 minutos do horário marcado.

Nos feriados deste ano não houve registro de problemas nos embarques e voos. O mais recente registro de atrasos acima da média ocorreu em dezembro de 2008, com 22% em média entre as companhias.

Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação), aquele índice foi causado, além das chuvas no período, pelos atrasos nas companhias Gol/Varig e Webjet.

A Gol informou que reduziria o índice, que era de 20,5%, e que adotaria medidas para otimizar o atendimento. Em maio, a empresa teve 6,6% de atrasos, abaixo da média das demais companhias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos