Em operação contra milícia, polícia do Rio apreende armas e fecha centrais de TV

Do UOL Notícias
Em São Paulo

A Polícia Civil do Rio de Janeiro encontrou armas, botijões de gás comercializados de forma irregular e centrais clandestinas de TV durante operação nesta terça-feira (16) contra a milícia "Liga da Justiça", que atua na zona oeste do Rio. O objetivo da segunda fase da operação Têmis, de acordo com nota da polícia, é atacar a estrutura financeira do grupo.

Foram desmantelados um paiol com armas e granadas, que pertencia ao ex-PM Ricardo Teixeira da Cruz, o Batman, três depósitos de gás - onde foram apreendidos 435 botijões - e três centrais clandestinas de TV a cabo. Em uma das centrais foram apreendidos equipamentos eletrônicos, além de uma espingarda calibre 12, uma pistola, uma arma de fogo simulada como muleta, sete granadas e munições para fuzil.

Batman controlaria grande parte das comunidades da zona oeste com a milícia "Liga da Justiça", que seria chefiada pelo ex-deputado estadual Natalino Guimarães e seu irmão, o ex-vereador Jerominho, ambos presos. Em outubro do ano passado, Batman escapou pela porta da frente da penitenciária Bangu 8.

Ainda segundo a polícia, nesta terça-feira foram interditados também dois locais por desvio de água e seis ferros-velhos que comercializavam peças de "procedência duvidosa", segundo nota. Foram apreendidos ainda cerca de 200 peças de roupas, 200 pares de chinelos, 1.100 CDs falsificados e 250 quilos de carnes impróprias para consumo.

A polícia prendeu um homem em flagrante, que carregava 600 DVDs piratas, e autuou outros seis: um por furto de água, outro por falta de carteira de habilitação, um cobrador de van por extorsão, um homem por violação de interdição e outro por portar identidade falsificada.

Cerca de 340 policiais civis e militares e outros órgãos do Estado e do município participaram da operação na comunidade de Campo Grande e em outros bairros da zona oeste. A ação deve durar cerca de 30 dias. Segundo a polícia, após este prazo, será feito um balanço e a fiscalização poderá ser prorrogada por mais 60 dias.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos