Mais cinco casos de gripe suína são confirmados no Brasil; total chega a 79

Do UOL Notícias* Em São Paulo

O Brasil já tem 79 casos confirmados de influenza A H1N1, conhecida popularmente como gripe suína. São cinco novos casos em relação a ontem, de acordo com boletim divulgado nesta terça-feira (16) pelo Ministério da Saúde. Dos novos casos, dois são em Minas Gerais, dois em Santa Catarina e um no Rio de Janeiro.

Um dos casos de Minas Gerais é de transmissão autóctone (ocorrida dentro do território nacional), de uma pessoa que teve contato com um caso que já havia sido confirmado, procedente do exterior. Os quatro casos restantes são de pessoas que estiveram fora do país. Os pacientes estão em tratamento e passam bem, de acordo com o boletim. O ministério ressalta que "a transmissão no Brasil é limitada e não há evidência de sustentabilidade da transmissão de pessoa a pessoa do vírus da influenza A (H1N1)".

Ao todo oito Estados e o Distrito Federal têm casos da gripe: São Paulo (27), Santa Catarina (19), Minas Gerais (11), Rio de Janeiro (11), Tocantins (4), Distrito Federal (3), Mato Grosso (2), Bahia (1) e Rio Grande do Sul (1).

Além desses, ainda há outros 96 casos suspeitos no país, e 490 foram descartados.

Gripe no mundo
O Ministério da Saúde afirma que 82 países têm casos confirmados da doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 163 mortes já foram causadas pelo vírus.

Os Estados Unidos registraram o maior aumento de casos desde o último balanço, com 4.638 infecções a mais, o que eleva o total de doentes no país a 17.855, dos quais 45 morreram. Já o México tem 6.241 casos e 108 mortos, enquanto o Canadá registrou 2.978 casos e quatro mortes.

A OMS declarou na quinta-feira passada a existência de uma pandemia, mas esclareceu que se devia a sua propagação geográfica e não à gravidade da doença, que qualificou de "moderada".

Apesar do nome, a gripe suína não apresenta risco de infecção por ingestão de carne de porco e derivados.

*Com informações das agências Brasil e Efe

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos