Navio naufraga e derrama 5.000 litros de óleo no Rio Negro

Da Rádio Nacional da Amazônia

Brasília - Um navio usado para empurrar balsas naufragou em Manaus e derramou cerca de 5.000 litros de óleo combustível, que se espalharam por quase um quilômetro no Rio Negro.

Segundo informações do 9º Distrito Naval da Marinha em Manaus, o navio empurrador afundou por volta da meia noite de ontem (15), quando estava atracado no porto da empresa responsável, a J. F. de Oliveira Navegação Limitada. O acidente não teve vítimas.

Ainda de acordo com a Marinha, a empresa tomou providências para minimizar os danos ambientais, usando barreiras de contenção para tentar evitar que o combustível se espalhe ainda mais pela orla fluvial de Manaus e retirando parte do óleo da superfície. A Marinha informa que vai abrir um inquérito administrativo para apurar as causas do acidente.

Segundo o gerente de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Manaus, César Lopes, a empresa responsável pela embarcação já foi multada em cerca de R$ 90 mil e tem a obrigação de reparar os danos causados ao meio ambiente.

Ele afirma ainda que a secretaria vai apurar a denúncia de que a empresa estaria jogando sabão em pó no rio para dissolver as manchas de óleo. O gerente diz que, caso isso seja comprovado, a companhia poderá pagar uma nova multa.

"Eles estão propícios a receber um novo auto de infração em cima do acontecido. Inclusive, nós estamos até verificando aqui o tipo de dano que poderia ser causado com esse tipo de produto misturado com o óleo."

Segundo Lopes, o local está sendo monitorado pela Secretaria de Meio Ambiente e somente após estudos mais detalhados é que o órgão vai poder saber a dimensão dos danos causados tanto ao meio ambiente quanto às comunidades que vivem nas margens do rio. Ele acrescenta que a empresa ainda não se pronunciou sobre as causas do naufrágio.

Até o fechamento desta matéria, a reportagem não havia conseguido falar com o responsável pela empresa J. F. de Oliveira Navegação Limitada.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos