Polícia Civil do Rio deflagra operação contra estrutura financeira de milícia

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Atualizada às 12h16

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deu início nesta manhã (16) a uma segunda fase da operação "Têmis", contra a milícia "Liga da Justiça".

Policiais podem estar envolvidos na morte de ex-vereador do DEM

Policiais podem estar envolvidos na morte do ex-vereador Josinaldo Francisco da Cruz, o Nadinho de Rio das Pedras. Nadinho foi morto no dia 10, com dez tiros

De acordo com boletim divulgado pela polícia, o objetivo é atacar a estrutura financeira do grupo. Até agora, foram encontrados um paiol com armas e granadas, que pertencia ao ex-PM Ricardo Teixeira da Cruz, o Batman, dois depósitos de gás e uma grande central clandestina de TV a cabo. Na última terça-feira, 45 pessoas ligadas à milícia, entre policiais militares e civis e ex-policiais, foram presas.

A ação de hoje, ainda em andamento, visa coibir o comércio ilegal de gás, o transporte ilegal de passageiros, o furto de sinal de televisão por assinatura e outras atividades comerciais irregulares que sustentam a milícia.

Cerca de 340 policiais civis e militares e outros órgãos do Estado e do município, estão em operação em comunidades de Campo Grande e em outros bairros da zona oeste.

A ação deve durar cerca de 30 dias. Após este prazo, será feito um balanço e a fiscalização poderá ser prorrogada por mais 60 dias.

Foragido se apresenta
Também nesta manhã, um dos policiais civis foragidos se apresentou aos agentes que participam da operação.

Os presos são acusados de pertencer ao grupo de Batman, condenado por formação de quadrilha e preso no dia 14 de maio. Batman controlaria grande parte das comunidades da zona oeste com a milícia, que seria chefiada pelo ex-deputado estadual Natalino Guimarães (sem partido) e seu irmão, o ex-vereador Jerominho, ambos presos. Em outubro do ano passado, Batman escapou pela porta da frente da penitenciária Bangu 8.

*Com informações da 'Agência Estado'

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos