Pedreira em Vila Isabel, no Rio, pode ter novos deslizamentos, diz Defesa Civil

Flávia Villela
Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

Há riscos de novos desabamentos da pedreira localizada na rua Engenheiro Gama Lobo, em Vila Isabel, zona norte do Rio. O engenheiro da Defesa Civil Jacó Salem, responsável pelos trabalhos de vistoria no local, atestou que toda a pedreira está rachada e novos deslizamentos podem ocorrer. Na tarde de ontem (19), um deslizamento de pedras no local feriu quatro pessoas, atingiu cinco casas e soterrrou 12 veículos.

A Fundação Instituto de Geotécnica do Município do Rio de Janeiro (Geo-Rio), responsável pela área, ainda não se pronunciou a respeito.

Cerca de 300 toneladas de pedra caíram na área de lazer e no estacionamento de um condomínio de mais de 70 casas. Dez residências e três ruas do condomínio estão interditadas. Um homem, de 82 anos, ainda se encontra internado no hospital do Andaraí, com as pernas fraturadas. Ele não pode ser submetido à cirurgia por causa da idade avançada.

Mauro Ricarti, morador do condomínio, informou que, em 1996, pessoas que residem na área alertaram a Geo-Rio sobre o desprendimento de pedras. Na ocasião, foi realizada uma obra de contenção de encostas pela prefeitura. Segundo ele, seriam necessárias vistorias periódicas, o que não ocorre.

"Não é o condomínio que tem que ficar pedindo à prefeitura para vistoriar a área. É responsabilidade dela (prefeitura) fiscalizar a pedreira. Foi um milagre não ter morrido alguém, porque no local do desabamento há um aquário onde sempre há crianças e idosos."

A pedreira foi ativada há 50 anos para fornecer pedras para a construção do Maracanã. Além de projetar e contratar obras emergenciais ou preventivas para a proteção de encostas do município, a Geo-Rio tem a atribuição de licenciar e fiscalizar a exploração de jazidas minerais e licenciar e fiscalizar obras particulares de contenção e estabilização de encostas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos