Cidade gaúcha que decretou situação de emergência confirma mais 4 casos da gripe

Flávio Ilha Especial para o UOL Notícias Em Porto Alegre

A prefeitura da cidade gaúcha de São Gabriel (a 312 km de Porto Alegre), que fica na região de fronteira com a Argentina e está em situação de emergência devido aos casos suspeitos da influenza A H1N1, confirmou mais quatro casos da gripe na cidade.

Gripe suína faz RS decretar situação de emergência

A Prefeitura da cidade de São Gabriel (329 km de Porto Alegre, RS) decretou situação de emergência devido à suspeita de casos de contaminação de gripe suína. A secretaria Municipal de Saúde informou que a decisão foi tomada devido à suspeita de outros casos no município


Na tarde desta terça-feira, o laboratório da Fiocruz, com sede no Rio de Janeiro, já havia confirmado que uma adolescente de 14 anos internada na UTI do Hospital Universitário de Santa Maria (a 290 km de Porto Alegre) está infectada com o vírus. A garota contraiu a doença na Argentina, para onde viajou na semana passada. Com isso, chega a cinco o número de casos confirmados na cidade de 62 mil habitantes. Todos os novos casos são de pessoas que tiveram contato com a menina. Outras 19 pessoas são suspeitas de estarem com a doença.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Paulo Fernando Forgiarini, todos os casos suspeitos passarão a ser tratados como positivos a partir de agora. "Isso nos ajuda a melhorar as medidas preventivas", afirmou.

Aulas e eventos públicos com grande aglomeração, como festas e missas, estão proibidas no município. O prefeito Rossano Gonçalves (PDT) alertou que vai pedir o auxílio dos médicos do Exército para combater a proliferação do vírus.

"É uma situação bastante delicada, mas não podemos provocar pânico", disse o prefeito. Ele recomendou que a população evite sair de casa nos próximos dias e que só utilizem serviços públicos, como bancos e supermercados, em casos excepcionais. Gonçalves não descartou a possibilidade de controlar os acessos rodoviários ao município.

Desde ontem, o estoque de máscaras descartáveis na cidade foi zerado pela população. Apenas uma farmácia vendeu 200 máscaras na manhã desta terça, esgotando o estoque do estabelecimento. A prefeitura encomendou 10 mil máscaras extras para atender a população.

No Rio Grande do Sul, 18 casos de gripe A foram confirmados até agora. Há outros 33 suspeitos, segundo balanço oficial da Secretaria Estadual da Saúde. Já o último boletim do Ministério da Saúde afirma que há apenas oito casos confirmados no Estado, mas ressalta que os números referem-se a informações repassadas pelas secretarias estaduais até as 17h desta terça-feira. No Brasil são 334 casos da doença.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos