Fiocruz confirma gripe suína de moradora de São Gabriel (RS); paciente está na UTI

Flávio Ilha Especial para o UOL Notícias Em Porto Alegre

Atualizada às 19h41

O laboratório da Fiocruz, com sede no Rio de Janeiro, confirmou na tarde desta terça-feira (23) que uma adolescente de 14 anos internada no Hospital Universitário de Santa Maria (a 290 km de Porto Alegre) está infectada com o vírus da Influenza A (H1N1). A garota contraiu a doença na Argentina, para onde viajou na semana passada.

Gripe suína faz RS decretar situação de emergência

A Prefeitura da cidade de São Gabriel (329 km de Porto Alegre, RS) decretou situação de emergência devido à suspeita de casos de contaminação de gripe suína. A secretaria Municipal de Saúde informou que a decisão foi tomada devido à suspeita de outros casos no município



A informação foi divulgada pela Prefeitura de São Gabriel, cidade onde a adolescente mora, que fica na região de fronteira com a Argentina (a 312 km de Porto Alegre).

Segundo o secretário municipal de Saúde, Paulo Fernando Forgiarini, todos os casos suspeitos passarão a ser tratados como positivos a partir de agora. "Isso nos ajuda a melhorar as medidas preventivas", afirmou.

A cidade, que tem 62 mil habitantes, está desde ontem em situação de emergência devido ao volume de casos suspeitos de gripe A. Aulas e eventos públicos com grande aglomeração, como festas e missas, estão proibidas no município. O prefeito Rossano Gonçalves (PDT) alertou que vai pedir o auxílio dos médicos do Exército para combater a proliferação do vírus.

"É uma situação bastante delicada, mas não podemos provocar pânico", disse o prefeito. Ele recomendou que a população evite sair de casa nos próximos dias e que só utilizem serviços públicos, como bancos e supermercados, em casos excepcionais. Gonçalves não descartou a possibilidade de controlar os acessos rodoviários ao município.

A prefeitura de São Gabriel confirmou mais quatro casos de gripa A na cidade, além da estudante. Todos os novos casos são de pessoas que tiveram contato com a menina. Outras 19 pessoas que também estiveram com a adolescente são suspeitas de terem adquirido a doença. No RS, já são 18 casos confirmados e 32 em monitoramento.

O prefeito disse que 12 pessoas com suspeita de gripe A na cidade já foram medicadas. Outras 11 esperam a chegada de medicamentos de Santa Maria. Desde ontem, o estoque de máscaras descartáveis na cidade foi zerado pela população. Apenas uma farmácia vendeu 200 máscaras na manhã desta terça, esgotando o estoque do estabelecimento. Desde ontem, os postos de saúde funcionam à noite como forma de prevenir o avanço da doença.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos