Motoristas de van protestam no Rio de Janeiro

Da Agência JB

A concentração de motoristas de vans estacionados ao longo da avenida Pinheiro Machado, em Laranjeiras, na zona sul do Rio, complica o trânsito no túnel Santa Bárbara, no início da manhã desta terça-feira. Eles estão próximo ao palácio Guanabara, sede do governo, para pressionar o governador Sérgio Cabral Filho a rever os termos do contrato de licitação das linhas que circulam na região metropolitana da capital fluminense. O Batalhão de Choque da Polícia Militar está no local.

Dezenas de motoristas de vans começaram a se concentrar na porta do palácio Guanabara por volta das 4h. De acordo com líderes da categoria, caso o contrato seja assinado nos termos atuais, o número de vans em circulação cairá de 1.805 para 691. Segundo eles, na região litorânea de Niterói, por exemplo, apenas pouco mais de 60 veículos deste tipo de transporte alternativo poderiam circular. O número atual gira em torno de 300. O intuito é convencer o governador a fazer uma nova licitação.

Vários veículos estão estacionados ao longo da via. Policiais do 2º Batalhão de Polícia Militar (Botafogo) e da Guarda do Palácio estão a postos. De acordo com a Coordenadoria de Vias Especiais (CVE), o trânsito é intenso e com retenção no sentido zona sul. Há registro de reflexo no Elevado 31 de Março.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos