Com cinco funcionários com gripe suína, Serasa afasta 97 por precaução

Marli Moreira Da Agência Brasil

Cinco funcionários da sede da empresa de consultoria Serasa, que fica em Planalto Paulista, na zona sul de São Paulo, contraíram influenza A (H1N1) - gripe suína. Segundo a Serasa, todos passam bem e estão em tratamento domiciliar. A doença foi transmitida por um desses trabalhadores que começou a sentir os sintomas, no último dia 16, depois de retornar do Chile.

Por medida de precaução, a empresa decidiu ontem (23) afastar do trabalho, de forma gradativa, 97 funcionários que de alguma maneira tiveram contato ou dividiram espaços com os doentes. Desse total, 30 já retomaram às atividades, normalmente, hoje (24). O primeiro diagnóstico foi confirmado, na última sexta-feira (19).

A Secretaria de Saúde do Estado informou que encaminhou ontem (23), ao Ministério da Saúde, um comunicado em que recomenda que as pessoas evitem viajar para a Argentina e para o Chile, áreas de grande incidência da doença.

As restrições foram dirigidas em especial a mulheres grávidas, pessoas imunodeprimidas (casos de pessoas em tratamento de aids, câncer ou outras doenças que deixam o paciente com baixa resistência no organismo), crianças menores de 2 anos e idosos.

"Essas pessoas deverão evitar ao máximo se deslocar para outros países da América do Sul, onde há transmissão da doença, pois o risco de terem complicações em decorrência da infecção do vírus da nova gripe é maior nesses grupos populacionais", traz a nota.

Ainda de acordo com o comunicado, 40% dos 116 casos da doença, registrados até o último dia 22, em São Paulo, foram de pacientes que adoeceram após viagem para a Argentina. Um total de 15,5% dos casos refere-se a pessoas que contraíram o vírus nos Estados Unidos, 5,1%, no Chile e 2,5%, no Canadá.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos