"Não virou maravilha, mas estabelecemos novo paradigma", diz Lula sobre acordo que beneficia boias-frias

Claudia Andrade
Do UOL Notícias
Em Brasília

O Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar foi assinado por 305 usinas de todo o país, nesta quinta-feira (25). O documento estabelece uma série de responsabilidades para empresas e também para o governo, no sentido de oferecer condições mais dignas de trabalho para o boia-fria e para auxiliar o trabalhador desempregado a voltar ao mercado, por meio de qualificação e educação.

"Esse é um processo em evolução, que vamos construir a cada hora, a cada momento", discursou o presidente Lula, durante a cerimônia de assinatura do acordo. "Não virou maravilha, mas nós estabelecemos um novo paradigma. Trabalhadores e empresários agora estão se respeitando e um sabendo que precisa do outro pra sobreviver", disse o presidente, destacando a necessidade de acompanhamento das medidas adotadas.

De acordo com números da Unica (União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo), a maior parte das empresas que aderiram ao compromisso são de São Paulo (109), Goiás (41), Minas Gerais (35), Alagoas e Paraná (26 cada). No total, empresas de 15 Estados aderiram ao compromisso.

O presidente da Contag, Alberto Broch, comemorou a assinatura do acordo, mas ressaltou que ainda há muito a ser feito. "Nós conquistamos nossa marmita quentinha, mas não conquistamos ainda a comida dentro da marmita. Vamos continuar a debater para, quem sabe, ser esse o setor a fazer o maior pacto de trabalho do país".

O setor sucroalcooleiro emprega quase 500 mil trabalhadores no cultivo da cana-de-açúcar. Se for considerada toda a cadeia de produção, incluindo a fabricação de açúcar e de álcool, o número de funcionários ultrapassa 1,2 milhão.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos