Hospital do RS monta barracas militares para atender casos suspeitos de gripe

Flávio Ilha Especial para o UOL Notícias Em Porto Alegre

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) inicia nesta quarta-feira (1º) um serviço de triagem para pacientes suspeitos de estarem infectados com o vírus H1N1, que causa a gripe suína. Duas barracas de campanha cedidas pelo Hospital da Aeronáutica de Canoas, na região metropolitana da capital, foram montadas nesta terça-feira (30) no pátio do hospital para atender a pacientes com sintomas da doença.
  • Clóvis Prates/Divulgação

    Duas barracas de campanha foram montadas no pátio do Hospital de Clínicas de Porto Alegre para atender a pacientes com sintomas da doença


O objetivo da medida é impedir que pessoas com suspeita de contaminação possam transmitir a doença no serviço de emergência do hospital.

Segundo o vice-presidente médico do HCPA, Sérgio Pinto Ribeiro, o serviço de emergência recebe diariamente uma grande quantidade de pacientes em condições variadas de saúde - muitos deles idosos ou com doenças graves. "Seria um problema para essas pessoas", explicou.

As duas barracas começam a operar nesta quarta-feira à tarde. Inicialmente, cada uma terá um médico e uma enfermeira à disposição da população, tanto para prestar informações quanto para coletar material de pacientes com sintomas mais graves de gripe A. Se a demanda aumentar, o hospital vai colocar mais médicos à disposição. Por precaução, os profissionais usarão máscaras.

O material coletado dos pacientes será encaminhado à Secretaria Municipal da Saúde, para diagnóstico. Os resultados demoram 72 horas.
Não há um número máximo de pacientes que podem ser atendidos nas barracas militares. O HCPA informou que, nos últimos 10 dias, atendeu a 40 pessoas com suspeita de contaminação pela gripe A. Nenhuma delas teve a doença confirmada pelos exames.

Na semana passada, o Hospital Conceição instalou um contêiner na entrada do prédio para evitar que pacientes com suspeita da gripe pudessem contaminar áreas de segurança do complexo.

Relatório do Ministério da Saúde aponta que o Rio Grande do Sul já tem 85 casos confirmados de gripe A. O Estado perde apenas para São Paulo, que tem 308 casos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos