Novo sistema de retrato falado da PF aproxima imagem da fotografia

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

O sistema de identificação por retrato falado da Polícia Federal agora é totalmente digital e composto por imagens coloridas de alta definição. O Projeto Horus, lançado nesta terça-feira (30), foi desenvolvido pelo Instituto Nacional de Identificação e deve tornar o reconhecimento de criminosos e pessoas desaparecidas ainda mais eficiente.

  • O novo sistema permite que diversos disfarces sejam aplicados ao retrato falado


O software reúne técnicas de equalização de tons de pele, inserção de marcas corporais, acessórios, projeções de envelhecimento e simulação de disfarces e aproxima o retrato falado de uma fotografia. Antes, as imagens eram feitas apenas em preto e branco e com baixa resolução.

  • Divulgação/PF

    O programa também permite a adoção de técnicas de envelhecimento


"O que a Polícia Federal fez foi aprimorar a técnica dando maior nitidez e qualidade à imagem do retrato falado", afirmou o diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, ao lançar o programa.

Segundo o papiloscopista policial federal Antonio Vantuir, a ideia é aproximar ao máximo a descrição feita pela testemunha das reais características do criminoso, para reduzir o número de suspeitos investigados.

Além da investigação de criminosos, o retrato falado é usado na procura por pessoas desaparecidas. Em caso de crianças, imagens dos pais e de parentes também serão usadas na criação da imagem.

O banco de dados utilizado no programa Horus reúne 4 mil imagens desenhadas com características da população brasileira.

O novo sistema será disponibilizado, por meio de cooperação técnica, para as polícias civis estaduais interessadas. Inicialmente, 100 papiloscopistas policiais federais receberão treinamento para usar a nova ferramenta.

O software começou a ser desenvolvido em 2005 por três papiloscopistas (policial especializado na identificação humana) e um servidor administrativo do Instituto Nacional de Identificação (INI).

*Com informações da Agência Brasil

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos