Brasil tem 44 novos casos de gripe suína

Do UOL Notícias Em São Paulo

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (2) que foram confirmados 44 novos casos de gripe suína no Brasil. Os pacientes são dos Estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Paraná e Santa Catarina. Um caso do Maranhão divulgado ontem (1º) foi excluído por erro do órgão.

No total, já foram registrados 737 casos confirmados de infecção pelo vírus A (H1N1) desde 8 de maio. Pessoas que tiveram contato próximo com estes pacientes estão sendo monitoradas.

De acordo com nota do ministério, a maior parte dos 737 pacientes já recebeu alta ou está em recuperação. A única morte registrada no país continua sendo de um homem no Rio Grande do Sul.

Os Estados mais afetados são São Paulo (318 casos), Rio Grande do Sul (99), Rio de Janeiro (81) e Minas Gerais (78). Amazonas, Ceará e Piauí são os menos afetados, com um caso confirmado em cada.

Até 30 de junho, em 61,7% dos casos confirmados os pacientes foram infectados no exterior e 176 pessoas foram infectadas dentro do país, o que equivale a 25,4%. Outros 90 casos permaneciam em investigação. Em todos os casos de transmissão dentro do país, os pacientes tiveram contato com pessoas que viajaram de outros países. Para elaborar estas estatísticas, o ministério considera apenas a parcela dos casos da gripe A que foram computados no sistema oficial de notificações. As informações dos laboratórios de referência não são utilizadas.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) já contabiliza 35 países com casos de infecções pelo vírus da gripe A (H1N1) dentro de suas fronteiras: Áustria, Bélgica, Dinamarca, Estônia, França, Alemanha, Hungria, Islândia, Irlanda, Itália, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México, Panamá, Peru, Uruguai, Japão, Egito e Austrália.

Em todo o mundo, o país onde é maior a letalidade relativa da gripe suína é a Colômbia, com duas mortes em um total de 93 casos confirmados. Em números absolutos, os Estados Unidos tiveram mais vítimas fatais: 127.

Os países mais afetados pelo vírus são os EUA, México, Canadá, Chile, Reino Unido, Austrália e Argentina.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos