Poder de comandante da PM é limitado, alerta criminólogo

Marina Lemle
Especial para o UOL Notícias
Do Rio de Janeiro

A troca de comando da PM do Rio anunciada pelo secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, deve ter impacto limitado na forma de atuação da polícia militar no Estado, segundo avaliação do criminólogo Glaucio Ary Dillon Soares.

O coronel Gilson Pitta Lopes deixou o comando-geral da PM do Rio nesta terça-feira (7) após 17 meses no cargo, que passa a ser ocupado pelo coronel Mario Sérgio Brito Duarte.

Para Gláucio Soares, é perigoso sobredimensionar o que um comandante pode fazer. "Um comandante pode melhorar pouco a curto prazo, bem mais a longo prazo e pode piorar muito com rapidez. Os tempos são diferentes para melhorar e para piorar", diz.

Para ele, a entrada do Coronel Mario Sergio é muito promissora, porque ele leva dados e informação em consideração e tem diálogo com quem pesquisa e com quem critica, "dentro de alguns limites". Soares ressalva, entretanto, que o coronel terá que trabalhar dentro dos limites dados pela estrutura de poder neste governo, concentrada no secretário. "Os comandantes servem e obedecem ao secretário", afirma.

De acordo com Soares, há policiais militares e civis que não enxergam a necessidade de se pesquisar para obter conhecimento. "Eles acham que o conhecimento já existe e que eles o possuem".

Para o criminólogo, a sociedade continua dependendo muito do setor público e das autoridades. "Precisamos de mais participação e de mais organização, sobretudo de setores até agora esquecidos e/ou inertes. O exitoso Disque Denúncia é um exemplo da importância da participação social", afirma, referindo-se ao serviço de denúncias anônimas por telefone que funciona no Rio desde 1995.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos