Brasil tem 72 novos casos de gripe suína; total vai a 977

Do UOL Notícias Em São Paulo

Atualizado às 18h01

O Ministério da Saúde informou nesta quarta-feira (8) que foram confirmados 72 novos casos de gripe suína no Brasil, elevando o total para 977. No final de junho, um homem morreu no Rio Grande do Sul por conta da gripe.

Os novos casos foram encontrados em São Paulo (42), Rio de Janeiro (11), Rio Grande do Sul (7), Bahia (3), Maranhão (2), Pernambuco (2), Acre (1), Ceará (1), Paraná (1), Paraíba (1) e Rio Grande do Norte (1).

Entre os 977 pacientes diagnosticados com a doença, a maior parte já foi tratada e já recebeu alta médica, afirmou o ministério. Dos 563 que foram registrados no Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), 57,6% foram casos de pessoas que contraíram o vírus no exterior, e 28,5% são casos de transmissão dentro do território brasileiro. O principal provável local de infecção continua sendo a Argentina, seguido de Estados Unidos e Chile.

Outros 2.973 casos suspeitos de infecção pelo vírus A (H1N1) estão em acompanhamento. Amostras de secreções respiratórias foram enviadas para exames de laboratórios.

A gripe nos Estados
São Paulo é o Estado mais afetado pela gripe suína. Hoje, o número de casos paulistas confirmados chegou a 444.

O Rio de Janeiro tem 102 casos em todo o Estado. No município de Itaboraí, foi instalada uma unidade especial de atendimento para pacientes com influenza A (H1N1) no estacionamento de um hospital municipal. A medida foi tomada após a internação de três pacientes no Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, com suspeita da doença.

Já o Rio Grande do Sul, onde o número de pacientes infectados pelo vírus chega a 118, receberá apoio das Forças Armadas e da Polícia Rodoviária Federal para controlar a gripe suína. O reforço foi anunciado hoje pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

Caso grave
O Hospital das Clínicas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) informou que piorou o estado saúde de um homem de 27 anos internado com gripe suína desde o dia 29 de junho. Segundo boletim médico, o paciente foi de estado muito grave para gravíssimo e respira com a ajuda de aparelhos.

O homem, cujo nome não foi divulgado, teve contato com uma colega de trabalho que esteve na Argentina e foi diagnosticada com gripe suína no último dia 17. Ela também esteve internada no hospital de Belo Horizonte para investigação e recebeu alta no último domingo (5).

Até esta quarta, Minas Gerais contabilizava 90 casos da gripe.

Com informações da Agência Brasil

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos