Cabo do Bope é baleado na nuca ao tentar impedir assalto

Do UOL Notícias *
Em São Paulo

Um cabo do Bope (Batalhão de Operações Especiais) da Polícia Militar do Rio de Janeiro, identificado como Ênio Roberto Santiago Dantas, foi baleado na nuca e no ombro na manhã desta sexta-feira ao tentar impedir um roubo de carro, no Largo da Segunda-feira, na Tijuca, Zona Norte da cidade. Ele está internado em estado grave no hospital Souza Aguiar.

A ação foi na Rua São Francisco Xavier, esquina com Rua Conde de Bonfim. Houve pânico e correria entre pedestres na hora dos disparos.

Ênio é motorista do tenente-coronel Alberto Pinheiro Neto, principal assessor do atual comandante-geral da PM, Mário Sérgio de Brito Duarte. Ele o aguardava em um carro descaracterizado do Bope.

Durante esse período, um casal em um Gol preto estava sendo assaltado por dois homens. Ênio agiu e acabou sendo baleado por comparsas dos criminosos.

Os assaltantes dispararam cinco tiros e dois atingiram o cabo. Quando chegou, Alberto Pinheiro Neto acionou uma clínica particular da região. Ênio recebeu os primeiros socorros e foi levado para o hospital. Os bandidos fugiram no carro do casal.

Os noivos Jorge Vancelote Barquette, 29 anos, e Alessandra Mendes dos Santos, 26 anos, foram a 18ª DP (Praça da Bandeira) para prestar depoimento. Eles disseram que seguiam para um passeio e que o carro estava com malas e uma churrasqueira.

O tenente-coronel Alberto Pinheiro Neto também foi à delegacia. "Ele agiu como policial ao tentar defender a população em risco", disse Pinheiro Neto.

O policial baleado está na Polícia Militar há 10 anos. Ele foi motorista do atual comandante-geral Mário Sérgio de Brito Duarte durante sua passagem pelo comando do Bope e, há dois anos, era motorista de Alberto Pinheiro Neto, que além de atual assessor de Mário Sérgio, também é ex-comandante do Bope.

* Com informações de O Dia Online

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos