Inscrições para o Enem chegam perto de 3 milhões; número pode crescer para 7 milhões até sexta

Amanda Cieglinski
Da Agência Brasil
Em Brasília

A menos de uma semana do fim das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, 2,8 milhões de candidatos se cadastraram para participar. A partir de agora, o exame servirá como forma de ingresso para pelo menos 40 das 55 universidade federais que aderiram à proposta de unificação dos vestibulares proposta pelo Ministério da Educação (MEC).

Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet até as 23h59 de sexta-feira (17). A expectativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é chegar a 7 milhões de participantes. No ano passado, 4 milhões de estudantes se inscreveram para o exame.

O exame também é obrigatório para quem quer concorrer a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni), que custeia total ou parcialmente a mensalidade de alunos carentes em cursos privados de ensino superior.

Os alunos de escolas públicas estão isentos da taxa de inscrição do Enem. Já os que estudam na rede privada devem imprimir o boleto e pagar a taxa de R$ 35 em qualquer agência bancária. O manual de instruções será enviado pelo correio para a casa de cada um dos candidatos, junto com um cartão de confirmação com as informações sobre datas, horários e locais de prova. O material também inclui um questionário socioeconômico que deve ser preenchido pelo estudante e entregue no dia e local da realização do exame.

O Enem 2009 será aplicado em 1.619 municípios nos dias 3 e 4 de outubro, às 13h, com 180 questões de múltipla escolha. No sábado, primeiro dia de exame, as provas serão de ciências da natureza e ciências humanas. No domingo, haverá provas em linguagens e códigos, matemática e redação. Os resultados serão divulgados na segunda quinzena de janeiro de 2010.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos