Prefeitura de SP determina retirada de letreiros gigantes das ruas da capital

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), determinou nesta terça-feira (14) que três instalações colocadas ontem em pontos estratégicos da capital fossem retiradas por desrespeitar a Lei Cidade Limpa, que proibiu a publicidade de rua na cidade. Segundo nota da prefeitura, os letreiros gigantes com os dizeres "Descanse", "Relaxe" e "Calma" - cada um com 3 metros de altura e 70 kg - são uma "ação de merchandising promovida por uma empresa de cosméticos".
  • Agência Estado

    Os letreiros gigantes foram instalados na praça da Sé, centro, na avenida Heitor Penteado e na avenida Europa, zona oeste de São Paulo


A "Folha de S.Paulo" publicou hoje que a empresa Natura instalou os letreiros na praça da Sé, centro, na avenida Heitor Penteado e na avenida Europa, zona oeste de SP, ao mesmo tempo que veiculou as mesmas palavras, de forma diferente, na televisão.

A retirada será feita pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) e pela Secretaria das Subprefeituras. "Trata-se de uma evidente ação publicitária que desrespeita a Lei Cidade Limpa", disse o prefeito, em nota.

Kassab pediu ainda que a Corregedoria do Município apure se houve falha na concessão da autorização para a instalação das palavras gigantes. A CPPU tinha autorizado as instalações "sob a alegação de que se tratava de uma exposição de poesia concreta sem finalidade comercial", afirma a nota da prefeitura.

Um dos artistas que criou os letreiros, Rodrigo Araújo, diz ter recebido dinheiro da Natura em patrocínio. Em nota, a empresa confirma que apoia o projeto "Poesia Concreta", do grupo artístico Bijari, mas informa que "não veicula sua publicidade em mídias que interfiram na paisagem urbana".

* Com informações da "Folha de S.Paulo"

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos